Plano de Aula 4º Ano


------
COLÉGIO ESTADUAL _____________________________
Disciplina: Filosofia Professor(a): Bento
Turma: 4º anos Número de Aulas: 02 semanais Visto e Carimbo:___________________
TRIMESTRE: ( X ) 1º ( X ) 2º ( X ) 3º

PLANO DE TRABALHO DOCENTECOLÉGIO ESTADUAL DESEMBARGADOR JORGE ANDRIGUETTO
Ensino Fundamental e Médio
Disciplina: Filosofia Professor(a): Benedito
Turma: 4º anos Número de Aulas: 02 semanais Visto e Carimbo:___________________
TRIMESTRE: ( X ) 1º ( X ) 2º ( X ) 3º
PLANO DE TRABALHO DOCENTE 
-----
Conteúdos
Objetivos pelos quais os conteúdos esp. foram selecionados
Metodologia da Disciplina, explicitar as Práticas Pedagógicas
Recursos
Didáticos, materiais e tecnologias
Avaliação e Recuperação: Instrumentos.
Estruturantes:Ética; Filosofia da ciência;
  • Teoria do conhecimento e Filosofia Política.
Básicos:
concepção de Ética; Ética e moral; Pluralidade ética; Ética e violência; ciência e ética. Ética e Política; Consciência Politica Relações entre comunidade e poder; Liberdade e igualdade política; Política e Ideologia; Esfera pública e privada;Cidadania formal e/ou participativa.
concepção de ciência; a questão do método cientifico; contribuições e limites da ciência; ciências e ideologia; ciência e ética.
  • Saber mítico;
  • Saber filosófico;
  • Relação Mito e Filosofia;
  • Atualidade do mito;
  • O que é Filosofia?
TEORIA DO CONHECIMENTO
. Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento; O problema da verdade; A questão do método; conhecimento e lógica
Levar o aluno a refletir a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo.

Fazer o aluno entender
e perceber a importância da ética na reflexão filosófica.

Levar o aluno a refletir sobre o papel do individuo no processo de sua própria educação.

Levar o aluno a compreender a importância da ciência no mundo atual.

Discussão em mesa redonda;

Relatórios das Atividades;
Exercícios;
Analise de textos filosóficos;
Dramatização;
Atividades individuais;
Discussões em grupo;
Momentos de reflexões.
Todas as aulas terão componentes expositivos, dialogados;
Debates sobre os temas propostos;
Produção de textos;
Pesquisas em diversas fontes, tais como livros, revistas, jornais, internet, etc.
Explanação de temas propostos.
  • USO DE LIVRO DIDÁTICO;
  • QUADRO NEGRO;
  • GIZ;
  • TV MULTIMIDIA.


Instrumentos: Será através de:
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 40 ponto
  • Recuperação:
  • Instrumentos: Será através de:
  • 1º trabalhos: 6,0 pontos
  • 2º Provas: 4,0 pontos
----
Conteúdos
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
Mito e filosofia/Teoria do conhecimento
  • Apresentação e Retomada de conteúdos.
  1. Primeiras Formas de conhecimentos.
  2. O que são os mitos gregos?
  3. Orientações para elaboração de trabalho de filosofia.
  4. O Mito de Prometeu.
  5. Breve resumo dos mitos gregos
  6. Dia internacional da mulher.
  7. O mito de Lévi-Strauss.
  8. O surgimento da filosofia.
  9. Os filósofos pré-socráticos;
  10. Os quatro elementos;
  11. Tales de Mileto
  12. Anaximandro de Mileto
  13. Os números de Pitágoras
  14. Filosofia Ocidental
  15. Filosofia e cosmologia
  16. Tales de M ileto
  17. Os sofistas;
  18. Protagoras de Abdera;
  19. Gorgias.
  20. Avaliação e retomada de conteúdos
    Filosofia Política
  1. Meio ambiente
  2. Os classicos dafilosofia;
  3. Socrates;
  4. Platão;
  5. Aristóteles
  6. Problemas da polis;
  7. Mito da Caverna:Conhecimento Pratico;
  8. O animal Político de Aristótreles
  9. Avaliação e retomada de conteúdos;
  10. Ética
  11. Filosofia Medieval
  12. Patristica
  13. Escolática
  14. Agostinho de Hipona
  15. Tomás de Aquino
  16. Cidade do Criador
  17. Suma teológica.
  18. A FILOSOFIA: "FILHA DA CIDADE";
  19. Democracia;
  20. Avaliação e retomada de conteúdos
  1. Ética e bioética
  2. Filosofia Moderna;
  3. Pensamento Político Moderno;
  4. Renascimento
  5. Iluminismo;
  6. Racionalismo
  7. Maquiavel;
  8. Descartes
  9. Francis BACON;
  10. Galileleo Galilei;
  11. Thomas Hobbes;
  12. Rousseau;
  13. Contrato social;
  14. Sociedade Civil
  15. Montesquiel;
  16. Voltaire
  17. Filosofia contempóranea
  18. 20 de novenbro (Cultura afro)
  19. Nietzsche;
  20. Foucault;
  21. Schpenhauer
  22. Capitalismo e Liberalismo
  23. Arendt

Avaliação
Provas
Avaliação
TRABALHOS
Retomada de Conteúdo e Reavaliação:
Alunas(os) de Inclusão:
Observações

Primeira semana de abril
Primeira Semana de Maio

Primeira semana de julho
Semana do dia 20 de Setembro

Semana do dia 20 de Outubro
Semana do dia 20 de Novembro

1- Capa (0,3)
2- contra capa (0,3)
3- Introdução (Mínimo sete linhas)(0,6)
4- Desenvolvimento (Pesquisa) (0,7)
5- Conclusão ou considerações finais(Minimo sete linhas)(0,6)
6- Referencias(0,2)
Semana do dia 20 de abril
Semana do dia 20 de Maio


Semana do dia 20 de julho
Semana do dia 20 de Setembro

Semana do dia 20 de Outubro
Semana do dia 20 de Novembro

Como se vê, as avaliações e retomadas de conteúdos são todas na mesma semana.

São duas aulas semanais. A primeira será para avaliação e a segunda para retomada de conteúdos.



Referências:CHÂTELET, François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE. Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES, Thomas R. Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU Edusp, 2000.

Ass. do Professor:___________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula 3º Ano

Plano de Aula 2º Ano

Teologia em Descartes